segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Desonestidade

Meu pai faleceu em 15 de janeiro desse ano. 
Convivi com ele até meus 13 anos e foi uma tortura, pois a lembrança que tenho dele é dele chegando bêbado em casa, à meia noite, xingando eu e minha mãe, fazendo-nos levantar e nos colocando para fora de casa para dormir.
Mesmo assim, após a separação entre meus pais, paguei remédios, convênio médico, roupas e tudo o mais, principalmente depois que deu derrame e infarto nele. 
Após a sua morte, eu e minha irmã tentamos conversar com meu irmão (filho dele com outra mulher) sobre a repartição amigável da herança deixada. Porém, ele evitava e nos dias e horários marcados ele saia de casa. 
De repente, vejo no Diário Oficial que ele procurou advogado orientado por uma tia (irmã do meu pai) e uma amiga dela, para ser o inventariante. Resumindo a história: não deposita aluguel recebido, mora na casa e não paga o aluguel da parte dele, tem bezerros no pasto e não paga, vendeu uma camioneta do meu pai e mentiu pro juiz ao depositar apenas metade do valor recebido. Tudo isso orientado por essas duas escrotas aí de cima. Se fôssemos eu ou minha irmã que tivéssemos feito isso, nossas três "tias" estariam falando para a cidade inteira que eu e minha irmã éramos desonestos, isso e aquilo, mas como é o queridinho, elas querem que eu e minha irmã fiquemos a zero.
Mas ele e as escrotas se esquecem de que Deus é pai, é maior que toda essa mesquinharia e desonestidade que está acontecendo.

domingo, 21 de dezembro de 2014

Calmaria iniciando

Sexta-feira terminei e enviei o pôster da minha pós-graduação em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação à Distância... foram dois anos de muito estudo, muitas atividades, cansaço, dores de cabeça mas que, finalmente, terminou. Agora é fazer a prova presencial no dia 31/01/2015 e em fevereiro apresentar o TFC e o pôster.

Também terminei os cursos pela Escola de Formação de Professores... só neste ano foram 8 cursos, um seguido do outro e alguns concomitantemente. No ano que se inicia não farei mais isso, vou me dedicar a estudar para concursos da área fiscal, pois pretendo sair da educação... não vejo futuro e espero que Deus me dê forças e ânimo para iniciar mais essa batalha aos 45 anos.

Meu final de semana foi tranquilo, calmo, com muita chuva. Fiquei em casa, limpei toda a piscina, guardei os utensílios que havia lavado juntamente com os novos que comprei. Ficou tudo lindo e limpo. Só falta pintar o chão e aspirar a piscina, coisa que não pude fazer, pois choveu muito. 

O Natal chegando e o mês mais lindo do ano se finda... sempre penso em perdas nessa época: pessoas que já morreram, alunos que saíram da escola e não voltarão mais, amizades que se foram, coisas que poderia ter feito e não fiz por falta de força de vontade, por cansaço e por preguiça mesmo. Espero que em 2015 eu consiga realizar tudo o que não realizei em 2014, mesmo achando que tudo o que fiz foi mais que suficiente para uma pessoa só.

Agora há pouco me ligaram avisando que um ex-aluno meu, Andrezinho, havia acabado de morrer. Ele tinha o coração muito mais desenvolvido que o corpo e, como é pobre, não chegou a vez dele na fila de transplante. Foram 5 anos sendo professor dele, um aluno educado, gentil, vindo de uma família destruída pela bebida e por drogas, mas que nas minhas aulas era um anjo e procurava conversar e aprender sempre. Rogo a Deus que o receba bem, que conceda a ele a paz e o amor que ele tanto buscava aqui na Terra.

Vou dormir e iniciar mais uma semana.


sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Dezembro...again!

Hoje foi o último dia de aula para os professores na escola... eu ainda vou até dia 29/12 (horrível...)

Todos os anos chega no final do ano letivo eu me pego pensando no porquê de eu não ter feito isso ou aquilo mais. Sei que é bobeira, porque faço tantas coisas ao mesmo tempo que nem sei como dou conta. Mas é algo recorrente na minha vida profissional.

Alguns professores não estarão comigo em 2015, o que é uma pena, pois um ano de convivência e amizades se formam, mas a vida é assim: começo-meio-fim. Algo natural, mas que não consigo compreender e aceitar muito bom. Sou muito apegado. Não ciumento, mas apegado.

Essa semana também aconteceu o almoço de confraternização e despedida da vice-diretora que se aposentou em 09/10. Uma pessoa muito especial, íntegra, amorosa, verdadeira e minha melhor amiga na escola. Fiz homenagens para ela tanto no replanejamento, quanto na colação de grau e no almoço idem. Ela mereceu e merece muito mais.

Minha casa está ficando linda com a reforma... e amanhã gastar mais um pouco para embelezá-la ainda mais... merecemos, mamãe e eu.

Está chovendo e o barulho dos pingos da água no telhado me reconforta e me dá sono, o que estou precisando mesmo, já que ultimamente ando com dificuldade para dormir e no outro dia meus olhos queimam e minha cabeça parece que vai explodir de tanto que dói. 

Um excelente final de semana... para mim, para você, para todos nós.

Amém!


domingo, 14 de dezembro de 2014

Sonho realizado

Desde criança eu ajudava meu pai a montar o presépio na nossa casa.
Seguíamos (aprendi com ele) um ritual: lavar as peças do presépio uma semana antes do dia 01 de dezembro, pintar a casinha que ele e meu falecido tio Thomas (serralheiro) fizeram quando meu pai tinha 10 anos, buscar saibro no riozinho no fundo da nossa chácara, ir até à máquina de beneficiamento de arroz do Seu Nico pegar semente de arroz, pedir restos de tecido para a prima costureira, Cleusa do Hélio, arrumar uma mesa grande e limpá-la cuidadosamente, comprar pisca-pisca (como era caro naquele época!!!), arrumar pedaço grande de um espelho quebrado para imitar um lago... no dia 01 de dezembro, logo de manhã, ficávamos na sala da nossa casa e montávamos demoradamente nosso presépio que ficava enorme, lindo, famoso na cidade igualmente o montado na farmácia do Seu Nelson. As pessoas vinham ver, comentavam e deixavam um dinheiro para o Menino Jesus que utilizávamos para repor as peças velhas ou quebradas. No dia da Novena de Natal em nossa casa, o presépio era a peça principal: iluminado, as sementes de arroz nascendo, o pisca-pisca iluminando tudo, uma vela acesa representando a luz... e rezávamos e cantávamos "Noite feliz... noite feliz...oh Senhor, Deus do amor..."... e na véspera, 24 de dezembro, eu e minha irmã colocávamos um par de sapato em cada canto do sofá para que o Papai Noel soubesse onde deixar nossos presentes (eu não sabia, mas era minha tia Maria e tio Luiz que ficavam dentro do Fusca Amarelo do meu avô, na esquina, com nossos presentes, esperando o sinal da minha mãe quando eu e minha irmã dormíamos para que eles pudessem vir e colocar nossos presentes...)

Algo que sempre tive vontade de ter era uma árvore de Natal enorme, linda, iluminada, cheia de enfeites... e ontem realizei esse sonho! Montei a árvore na sala aqui de casa, juntamente com o presépio (a casinha era a que meu pai fez) e ficou LINDO, MARAVILHOSO, ILUMINADO, como o Natal deve ser e representar para todas as famílias.

Assim, posto aqui as fotos que tirei e que me deixam emocionado sempre que as vejo.

Agora sim, posso afirmar que meu Natal será perfeito!




terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Colação de grau

Estou me despedindo dos meus alunos das 3ª Séries A e B... amanhã será o último ensaio da Colação de Grau e na quinta feira ela será realizada às 19h30, na Câmara Municipal da cidade.

Acabei de publicar no meu face uma homenagem a todos eles, que estão comigo desde a 5ª Série... foram sete anos de convivência, acompanhei todos crescerem, aconselhei nos problemas que surgiram, torci, ri muito, participamos de gincanas, excursões, brincadeiras, amigo secreto, do dia a dia na sala de aula... são momentos únicos que partilhamos e que ficaram pra trás, para a histórias de cada um. Há aqueles que percebo que se aproximaram mais, que se tornaram amigos e que veem em mim uma pessoa especial, um modelo e um exemplo a ser seguido (moramos em uma pequena cidade do interior paulista, então, aqui professor ainda é exemplo  a ser seguido, felizmente).

Poderia falar de cada um, mas prefiro apenas torcer e orar para que cada um deles seja pessoas felizes, do bem...

Deixo uma música que, na minha opinião, tem tudo a ver com eles e com esse momento.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Inacreditável!

Notícia péssima que acabei de receber: não vou receber a restituição do imposto de renda e caí na malha fina POR CULPA DO BANCO DO BRASIL, que não repassou para a Receita Federal a contribuição que faço para a minha sobrinha (PGBL Júnior). 
Pago tudo certo, declaro meu imposto de renda sem fraudar nem inventar nada, contribuo de todas as formas possíveis (o que é um roubo) e agora caio na malha fina por um ERRO QUE NÃO É MEU.
Se fosse um desses políticos, grandes empresários, igrejas que não pagam impostos ou que sonegam descaradamente, isso certamente não teria acontecido. Mas como sou um cidadão do bem e honesto, é mais uma prova de que no Brasil a justiça e tudo o mais só funciona para quem é desonesto.
Raiva, desgosto, impotência diante de uma "putaria" dessas.
Começando o dia mal.

domingo, 7 de dezembro de 2014

Dezembro... o mês mais lindo do ano!

Chegou dezembro e com ele a época mais linda do ano!

Luzes, árvores, enfeites, pessoas mais felizes, sorridentes, esperando familiares que moram longe, missa do Galo, Reveillon, novos desejos e sonhos que chegam com o Ano Novo.

Claro, dia 30 é meu aniversário, o que torna esse mês mais especial ainda, pois foi o dia que Deus me deu, o dia mais especial para mim, o MEU DIA!!! 

Já montei dois presépios: o da Matriz e o da Capela, da minha cidade, e que ficaram lindos, juntamente com as duas coroas do Advento.

Minha casa está em reforma e ainda falta montar meu presépio e minha árvore de Natal, o que pretendo fazer no final de semana que vem. E vão ficar lindos, pois eu acredito no espírito natalino e tudo o que ele representa: amor, luz, paz, harmonia, verdade, esperança!

Ainda estou trabalhando, e estou cansado e me irritando à toa, mas sei que daqui poucos dias estarei de férias, vou viajar com minha mãe e iniciar o ano novo na praia da Maranduba, lugar mágico para mim.

Bom, mas voltando a dezembro, o mês mais lindo do ano, minha cidade já tem várias casas com luzes, a praça está enfeitada e linda, com luzes azuis em pinheiros verdes, o que dá um contraste lindo e instiga a pensar apenas coisas boas.

Finalizando, um excelente dezembro a todas as pessoas do mundo.