quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Sequência Didática sobre ô gênero Exposição Oral


Sequência de Atividades

Tema: Gravidez na adolescência
Ano: 9º Ano
Aulas: 5
Objetivos:
  • discutir sobre a gravidez na adolescência e sua existência na escola e na comunidade local;
  • pesquisar argumentos para a realização de uma exposição oral;
  • compreender e praticar os procedimentos de escuta e participação de uma exposição oral e de um debate regrado;
  • organizar a apresentação de maneira objetiva, para que todos a compreendam;
  • pesquisar os procedimentos de planejamento, produção e revisão de uma exposição oral;
  • pesquisar sobre a organização interna de uma exposição oral;
  • fazer uso do registro adequado de fala ao organizar a exposição;
  • reconhecer e utilizar as marcas lingüísticas características de uma exposição oral em um seminário.
Atividades:
1)Conhecimento prévio do assunto e do gênero textual
Vídeo 1 – Debate sobre Prevenção da Gravidez na Adolescência:

Vídeo 2 – Gravidez na Adolescência (debate regrado):

2)Após assistirem aos vídeos, uma folha com questões relativas ao tema e ao gênero textual será entregue aos alunos para que respondam individualmente e depois socialização das respostas mediada pelo professor.

3)Em duplas, os alunos pesquisarão vídeos e textos sobre o tema em questão, além das características de uma exposição oral, no Acessa Escola, orientados pelo professor para a análise e anotações pertinentes.

4)Socialização da pesquisa em sala de aula mediada pelo professor. Ainda em duplas, os alunos deverão escrever um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema e entregá-lo ao professor, que procederá a correção dos mesmos, os entregará aos alunos para que os mesmos façam a reescrita a partir das observações feitas pelo docente. Socialização dos textos.
5)Professor fará uma retomada do gênero exposição oral, para que os alunos conheçam as regras e saibam utilizá-las, construindo no quadro negro as regras a serem seguidas por todos.

6)Realização da exposição oral, em que as duplas e depois individualmente, os alunos emitirão suas opiniões sobre o tema em questão. Professor será o mediador do debate, orientando, questionando, dando a palavra, redirecionando quando as explanações fugirem do tema e finalizando a atividade com uma conclusão.

7)Avaliação do professor da participação dos alunos, das pesquisas, dos textos escritos. Autoavaliação das atividades feita pelos alunos em folha própria para isso.

domingo, 6 de outubro de 2013

E chegou Outubro...

Outubro chegou e com ele o gostinho do final do ano...

Daqui uns dias as propagandas sobre o Natal invadem a televisão, o rádio e a internet. As lojas se esmeram nas decorações, as pessoas se envolvem no tal "espírito natalino" e gastam mais do que podem e do que ganham, mas ficam felizes!

Eu sempre gostei demais do final do ano: término das aulas, férias, calor, pessoas que foram embora da minha cidade e que voltam para passar as festas de fim de ano com os familiares que por aqui ficaram, Ceia de Natal, meu aniversário, Reveillon, enfim, para mim, todo mês deveria ser Dezembro. As pessoas ficam mais felizes, mágoas são esquecidas, presentes são trocados (uns que dá vontade de jogar na cara de quem deu, principalmente nos famigerados amigo-secretos, mas faz parte do espírito), famílias que se reúnem, brindam, comem, bebem, enfim, confraternizam...

Por outro lado, há as pessoas que não gostam desse mês e de todas essas festas. São pessoas que sentem sozinhas mesmo estando no meio de uma multidão. São pessoas que sentem o frio invadir sua alma só pelo fato de alguém mencionar Natal ou Reveillon. Entendo essas pessoas, pois comigo acontece algo parecido: quando acabam as festas, as pessoas vão embora, normalmente demoro para dormir e fico pensando em tudo o que aconteceu em minha vida: pessoas, momentos, conquistas, derrotas... parece um filme passando em meus olhos e sinto-me nostálgico, triste até... mas as luzinhas dos enfeites natalinos logo espantam essa tristeza toda, e a alegria de eu estar vivo, aqui, agora, volta a reinar em minha vida...

E que seja bem-vindo o final do ano!!!