segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Graças a Deus as eleições terminaram...

Em horário apertado de almoço vou escrever rapidamente sobre as eleições de um modo geral, que terminaram ontem (domingo), com o 2º turno para presidente.

Primeiro, detesto política... aprendi desde cedo a perceber que pessoas almejam o poder apenas para beneficiar a si próprio e alguns chegados. Em cidade pequena, como a minha, em época de eleição para prefeito tudo vira uma verdadeira zona: amigos brigam e perdem a amizade, gastos e mais gastos com as campanhas, pessoas que nunca dirigiram a palavra fazem questão de cumprimentar a gente, pesquisas mentirosas lançadas a todo momento, maracutais escondidas a sete chaves... enfim, pior que Sodoma e Gomorra... zona mesmo.

Em se tratando de nível estadual e federal, eu sempre esperei algo que tivesse um nível mais elevado, porém é a mesma coisa... milhões de reais gastos, empresas bancando candidatos interessadas em cessões no futuro, marqueteiros ganhando rios de dinheiro na custa dos trabalhadores, mentiras, agressões, poderosos detentores do poder escondendo do povo tudo o que de errado fizeram, procurando parecer anjos... que decepção.

Enfim, não interessa se é municipal, estadual ou federal, para mim política fede à merda. E, O PIOR (estou gritando mesmo), como o povo é BURRO... fala, protesta, xinga, bate, mas parece que o capeta desce no corpo das pessoas em época eleitoral, os neurônios somem e dão lugar à idolatria, à idiotice... não me conformo com isso... sinto nojo disso tudo.

E não estou criticando esse ou aquele partido ou candidato, estou criticando todos, todos os políticos corruptos, falsos, mentirosos... que enganam desde sempre a população, que padece na saúde, no transporte, no saneamento básico, na educação, na alimentação, contentando-se com migalhas mesmos sabendo que os bilhões que pagamos de impostos "somem" no bolso de poucos...

E, para terminar, faz muito tempo que meu voto é 00 = confirma.

Abraços desanimadores...

sábado, 25 de outubro de 2014

Está chovendo...

Sábado, 25 de outubro de 2014, 15h51... e está chovendo!!!

Quis iniciar essa postagem pois fazia meses, muitos mesmo, que eu não via chuva como está acontecendo nesse momento: água escorrendo pelas calçadas, ruas, guiando-se para os mananciais secos e sedentos de água...

Em toda a minha vida, nunca vi uma seca como essa! Mesmo nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril que sempre havia chuva, nesse ano ela raramente apareceu e, quando veio, apenas molhou o solo, não encharcando-o como necessário.

Resultado da ganância humana que, pelo menos em minha região, acabou com as matas, com as plantações de alimento, para arrendar terra para as grande usinas plantarem cana, cana e mais cana, visando apenas o lucro e esquecendo-se que a natureza dos devolve aquilo que fazemos com e para ela.

Enfim, nesse sábado chuvoso, friozinho e maravilhoso, Deus abençoou-nos com CHUVA!!!

E, infelizmente, amanhã tem a porcaria das eleições (2º turno) para presidente, em que sou obrigado a votar... queria ser norteamericano, que tem o direito garantido na Constituição do seu país, para decidir se quer ou não votar. Já aqui no Brasil, as leis apenas servem para beneficiar uma pequena parcela da população que as redige e aprova em benefício próprio.

Bom final de semana a todos.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Outubro

Outubro é um mês especial, pelo menos para mim!
Fatos que marcaram minha vida neste mês:
* Separação dos meus pais, que aconteceu no dia 15 de outubro de 1983 (eu tinha treze anos);
* Dia de Nossa Senhora Aparecida (minha mãe, que amo muito);
* Dia das Crianças (que saudades de quando eu esperava ansiosamente esse dia para receber os presentes - coisinhas simples - da minha avó materna e das minhas tias irmãs de minha mãe... já as pessoas da família do meu pai...rsrs);
* Seis anos que estou com uma pessoa que amo muito e que também me ama (completarão seis anos no dia 20);
* Dia do Professor (sou professor por opção, amo o que faço, participei de todas as mudanças que aconteceram na educação - umas positivas e outras nem tanto, mas que preferi acreditar e fazer tudo o que fosse possível para a melhoria do ensino e do bem estar das crianças e adolescentes que por mim passaram). Infelizmente, não há muito o que comemorar, pois ser professor nos dias de hoje é trabalhar com muitos jovens problemáticos, que já vêm de casas destruídas por brigas, pelo álcool, pela fome, pelo desemprego, pela falta de carinho e de diálogo entre os pais... em relação ao salário, nem é bom comentar nada... somos cobrados de inúmeras formas e não recebemos dignamente pelo que fazemos. Por outro lado, há muitos, mas muitos professores que não merecem nem o que ganham;

E, quando chega outubro, no quadro negro quando vou escrever a data (por exemplo: 01/10/2014 - mês destacado mesmo), percebo que faltam poucos dias para o final do ano (Natal, meu aniversário, Ano Novo)... mês lindo demais e que passa tão rápido.

Enfim, outubro chegou e já estamos praticamente no "meio" dele... que tudo seja produtivo, bom, feliz!

Abraços fraternos para quem ler essas linhas e um excelente outubro para todos nós.


segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A igreja

Hoje vou falar sobre a Igreja Matriz da cidade de Álvares Florence/SP (minha cidade desde que nasci e por aqui estou até hoje).
Esta igreja faz parte da minha história...
Nela fui batizado, frequentei desde criança com minha mãe.
Na minha infância, enquanto minha mãe ficava na missa, eu e minha irmã corríamos em volta da igreja com nossos colegas, brincávamos, escondíamos dentro do porão que, na época, tinha uma passagem que cabia apenas crianças... e ficávamos com medo mas ao mesmo tempo com curiosidade em caminhar no porão enquanto a missa acontecia em cima... com medo porque os mais antigos afirmavam que o Padre Diderico Michels, um fugitivo do nazismo na Polônia, havia trazido alguns "tesouros" e os escondido no porão (ele mesmo, com a ajuda de paroquianos, construiu a igreja e idealizou como ela é até hoje. Mas, infelizmente, nunca encontramos nada!
Depois, meu pai reformou ela todinha e, assim, eu e minha irmã o acompanhávamos e tínhamos acesso à Sacristia e ao quarto que ficava em cima dela, onde ficavam algumas imagens de santos, andores, tecidos que enfeitavam tudo nas festas santas. Também achamos muitas hóstias não consagradas e as "comemos", pois nessa época ainda não tínhamos feito a Primeira Eucaristia e não sabíamos o que elas significavam.
Depois, com 11 anos, comunguei, participei ativamente de todas as missas fazendo comentário, leitura e sendo coroinha. Inesquecível Padres Mário e Padre Carlão.
Na adolescência, dei um tempo de assistir às missas e apenas ficavam na praça que era o ponto de encontro da turma.
Aos 36 anos, voltei a fazer parte da Equipe de Liturgia e agora a frequento, relembrando todas as pessoas amigas que já faleceram e que tanto ajudaram na propagação da Palavra de Deus: Mosquitinho, Dona Belina, Dona Conceição, tia Joana, seu Ugo e Albino Buosi, minha avó Izoralda...
Também aqueles que se mudaram daqui: Padre Delair, Padre Moacir, Padre Antonio, Padre Albuquerque, Padre Aldenir e o saudoso e amado Padre Edemur!
Nossa... quantas pessoas, quantas histórias que essa igreja testemunhou!
Recentemente, ela passou por uma grande reforma e hoje posto como ela ficou: linda, majestosa e imponente no centro da minha pequena e amada cidade.
Um abraço a todos que conhecem nossa igreja.