segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A igreja

Hoje vou falar sobre a Igreja Matriz da cidade de Álvares Florence/SP (minha cidade desde que nasci e por aqui estou até hoje).
Esta igreja faz parte da minha história...
Nela fui batizado, frequentei desde criança com minha mãe.
Na minha infância, enquanto minha mãe ficava na missa, eu e minha irmã corríamos em volta da igreja com nossos colegas, brincávamos, escondíamos dentro do porão que, na época, tinha uma passagem que cabia apenas crianças... e ficávamos com medo mas ao mesmo tempo com curiosidade em caminhar no porão enquanto a missa acontecia em cima... com medo porque os mais antigos afirmavam que o Padre Diderico Michels, um fugitivo do nazismo na Polônia, havia trazido alguns "tesouros" e os escondido no porão (ele mesmo, com a ajuda de paroquianos, construiu a igreja e idealizou como ela é até hoje. Mas, infelizmente, nunca encontramos nada!
Depois, meu pai reformou ela todinha e, assim, eu e minha irmã o acompanhávamos e tínhamos acesso à Sacristia e ao quarto que ficava em cima dela, onde ficavam algumas imagens de santos, andores, tecidos que enfeitavam tudo nas festas santas. Também achamos muitas hóstias não consagradas e as "comemos", pois nessa época ainda não tínhamos feito a Primeira Eucaristia e não sabíamos o que elas significavam.
Depois, com 11 anos, comunguei, participei ativamente de todas as missas fazendo comentário, leitura e sendo coroinha. Inesquecível Padres Mário e Padre Carlão.
Na adolescência, dei um tempo de assistir às missas e apenas ficavam na praça que era o ponto de encontro da turma.
Aos 36 anos, voltei a fazer parte da Equipe de Liturgia e agora a frequento, relembrando todas as pessoas amigas que já faleceram e que tanto ajudaram na propagação da Palavra de Deus: Mosquitinho, Dona Belina, Dona Conceição, tia Joana, seu Ugo e Albino Buosi, minha avó Izoralda...
Também aqueles que se mudaram daqui: Padre Delair, Padre Moacir, Padre Antonio, Padre Albuquerque, Padre Aldenir e o saudoso e amado Padre Edemur!
Nossa... quantas pessoas, quantas histórias que essa igreja testemunhou!
Recentemente, ela passou por uma grande reforma e hoje posto como ela ficou: linda, majestosa e imponente no centro da minha pequena e amada cidade.
Um abraço a todos que conhecem nossa igreja.




Nenhum comentário:

Postar um comentário