sábado, 29 de fevereiro de 2020

29 de fevereiro

Ano bissexto, 29 de fevereiro de 2020, 16h33, nublado, friozinho.

Mais um sábado que acordei bem cedo, fiz faxina na casa toda, lavei roupa, lavei cobertores dos gatos e cachorros, sozinho, tudo em silêncio, assim como está a minha vida.

Minha mãe na casa dos meus avós, cuidando deles (hoje é o dia dela).

Terminando tudo, acessei redes sociais e as mesmas notícias repetidas de todos os dias... cansativo, chato, sem sentido.

Li, mas logo cansei. Comi. Cochilei. Brinquei com meus animais. Queimei aranhas enormes que nessa época do ano infestam as árvores aqui de casa.

Assisti à programa de reforma de casas, creio que uns quatro episódios.

Deveria caminhar daqui a pouco, mas sem vontade alguma.

Lá pelas 18h30 começarei a fazer a janta, minha mãe chegará lá pelas 19h15, tratará dos animais, jantarei assistindo a Irmãos à obra, tomarei banho, descerei lá para a piscina com meus cachorros e alguns gatos, lerei, acessarei vídeos e redes sociais, ouvindo silêncio da noite, grilos, galos, automóveis ao longe (na outra rodovia da cidade), algumas músicas da praça. Depois, entrarei, assistirei algo na TV, lerei mais um pouco, escovarei os dentes, se der ânimo passarei algum creme na cara e nos pés, deitarei na minha cama, sentirei paz e sossego e dormirei. Hoje, tomarei um calmante, para ter um relaxamento total.

E amanhã? Tudo igual. Exatamente igual.

Sem ânimo para inovar, para mudar, para modificar. 

Sem ânimo para nada.


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Receita de pão fofinho

RECEITA DE PÃO FOFINHO E FÁCIL DE FAZER


Ingredientes
1 ovo
40g de fermento biológico (compra em padarias)
200ml de leite morno
200ml de água morna
100ml de óleo
12 colheres de sopa (cheias) de açúcar
1/2 colher de sopa de sal
1kg de farinha de trigo (mais ou menos)

Modo de fazer
Bata no liquidificador todos os ingredientes acima (menos a farinha), mas coloque primeiro o fermento e por último o sal (se colocar os dois juntos o sal impede a fermentação). Outra dica: leite e água mornos, se estiverem muito quentes também não haverá a fermentação, ou seja, a massa não crescerá.
Depois de bater por 4 minutos para misturar bem os ingredientes, coloque em uma bacia, acrescente a farinha a sove. Às vezes vai um pouco mais de farinha. O ponto da massa ideal é quando ela não gruda mais nas mãos. Após sovar bem, pegue um saco de lixo e coloque a bacia dentro "embrulhando" para que a massa cresça. Após 1h mais ou menos (ou quando a massa dobrar de tamanho - dependerá se estiver calor ou não), corte a massa em quatro partes iguais, abra-a com um rolo ou cilindro, enrole os pães, coloque-os em assadeiras untadas (eu passo óleo e farinha), deixe crescer mais (se quiser, coloque uma bolinha da massa em um copo americano de água, quando a bolinha subir pode por para assar). Dica preciosa: asse em fogo mínimo, pois o pão crescerá mais ainda. O ponto é quando os pães estiverem "dourados".

Recheio (opcional)
Como a massa é doce, você pode colocar recheio salgado ou doce. Ambos ficam maravilhosos.

Recheio salgado 1: pique tomate, cebola e mortadela em cubos bem pequeninos, após abrir a massa com o rolo coloque o recheio, enrole o pão e asse. 

Recheio salgado 2: pique tomate, cebola e linguiça cabo-de-reio, misture-os bem, após abrir a massa com o rolo coloque o recheio, enrole o pão e asse.

Recheio salgado 3: coloque fatias de queijo muçarela após abrir a massa com o rolo, enrole o pão e asse.

Recheios doces: após abrir a massa pode colocar beijinho, brigadeiro, pequenos pedaços de chocolate amargo, doce de leite, nutella... fica ao gosto e critério de cada um.



O pão da esquerda é o recheado (sempre o faço maior, para por o recheio)

O "ponto" é quando eles ficam dessa cor, dourado. 




Observação: faço diversas receitas de pão, mas massa, sabor e maciez como essa receita eu não conheço.