domingo, 26 de fevereiro de 2017

Carnaval

E o Carnaval 2017 chegou! 

E daí??? kkkk há muitos, mas muitos anos não vou ao Carnaval. Acredito que mais de 30 anos, pois me lembro que a última vez foi quando fizemos um bloco com minha turma de jovens (eu tinha 16 anos), e nossa fantasia era "Boate Azul" kkkk fizemos roupas azuis, bordamos com lantejoula, tinha pluma azul no chapéu dos meninos e no arquinho das meninas. Pena não ter nenhuma foto para postar!

Bom, enquanto o Brasil esquece tudo de ruim que está acontecendo e cai da gandaia, eu aproveito esses quatro dias para ficar na minha casa, fazendo as coisinhas de sempre, mas que amo demais. Se fosse possível, cercava minha casa como uma fortaleza e só saia daqui morto, infelizmente não é possível ainda...

Ontem, amanheceu nublado, chuviscando, depois abriu sol, depois fechou tempo de novo... limpei casa toda, li, assisti a programas no Discovery Home & Health que eu adoro, brinquei com meus gatos e Picolino, cuidei da Dani (justo agora que ela voltou a andar, ontem deu duas crises nela). À noite fomos na Cida levar Dexotec para a cachorrinha dela que está doente, e passei na farmácia para comprar Gardenal da Dani, porém estava fechada. Fomos, então, para Votuporanga, onde comemos churrasquinho, depois passamos na farmácia e compramos o remédio dela, voltamos, paramos na casa da Cida, a Isabel estava lá, ficamos pouco, pois me deu dor de barriga e começou a chover. Já em casa, vi filme até 23h 30 e fui dormir.

Ah, à tarde minha irmã e sobrinha vieram aqui em casa e tomamos o café das 17h juntos, onde atentei muito minha sobrinha e ri das tentativas de fazer cara feia dela (não conseguia, aí ficava brava mesmo).

Um bom Carnaval para quem gosta e um descanso maravilhoso para quem, como eu, já não se importa mais com essa festa popular.

Amo essa música! A história dela é linda (e do cantor também). 
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PiCteoGZf7Q Acesso em 26.02.2017

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Idade chegando

Esses dias estava pensando em como a idade chega de mansinho e a gente nem percebe!

Hoje, aos 47 anos, percebo que muitas coisas que eu penso em fazer já não são viáveis, já não tenho tempo necessário para realizá-las como eu teria há 10 ou 20 anos atrás. Nossa, mas com apenas 47 anos você já pensa isso ou sente-se assim? SIMMMMMMM!!! Não vou entrar em detalhes, porque não quero me estender hoje. 

Ontem acabou o Horário de Verão. Para mim tanto faz um como o outro, nada altera em minha vida. 

Ontem, também, eu e minha sobrinha Giovana passamos a tarde juntos: fizemos mantecal, bolo de chocolate, brincamos com o Picolino e com os Tetês, rimos muito, conversamos muito, e é um prazer ouvir as histórias dela em um português impecável! Orgulho e muito amor por essa menina linda e inteligente.

Hoje, minha mãe fez nhoque e minha irmã, cunhado e a Giovana vieram almoçar aqui. Aproveitei e eu e ela fizemos pão caseiro, que depois comemos com nossos avós e tia que veio cuidar deles hoje. 

O calor está de matar!!! Quente, quente, muito quente... mesmo assim, já lavei toda a garagem, o alpendre e a frente da casa. A Dani, minha cachorra, está recomeçando a andar de novo... é lindo vê-la dando os primeiros passos, meio trôpegos ainda, mas tentando... ela é uma lutadora nata, ela ama viver e sempre se supera. Muita admiração por ela.

Bom restinho de domingo às pessoas de coração puro.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Rapidinhas antes de dormir

Boa noite!

Estou cansado. Calor, aulas, problemas em casa. Junta tudo e vem o cansaço.

O calor está forte, sinto uma moleza danada, minha pressão já é baixa e fica pior com o mormaço e o calor. Minha vontade é dormir, apenas dormir. Como não posso, forço-me a realizar todas as atividades diárias.

Essa semana meu gato Fuinha ficou doente, cálculo renal. Levamos ao veterinário, ficou internado, teve que por sonda para tirar os cristais e o xixi sair. Já está em casa, estamos medicando-o a cada 8h com três remédios diferentes. Aparentemente ele está bem. Estamos observando diariamente se ele está conseguindo urinar.

A Dani, minha cachorra de 12 anos de idade, que já teve cinomose, epilepsia e AVC deixou de andar, pois as patas traseiras perderam a força e não sustentam mais quando ela quer se levantar. Ela está se alimentando bem, tomando água, fazendo coco e xixi, mas percebo que está tristinha demais. A Dani é uma guerreira, que sempre lutou pela vida. Ultimamente, depois do AVC em janeiro de 2016, ela se isolou, não interage mais com os outros cachorros nem com os gatos, mas andava, atendia pelo nome, comia muito. Triste demais vendo que ela, tão guerreira, está assim.

No trabalho tudo normal. Alguns probleminhas com alunos, mas nada grave que não seja resolvido quando ocorrem. A minha sorte é que meu horário ficou até que bom, tenho mais tempo para ajudar aqui em casa. Por outro lado, estou fazendo tantas coisas na minha casa que o cansaço me consome.

Meus avós estão do mesmo jeito: dificuldade de locomoção, esquecimento, às vezes ficam irritados. A Márcia, mulher que trabalhava durante o dia com eles, teve que sair do serviço, pois a mãe dela teve AVC e, dessa forma, minha mãe e tia estão fazendo o que ela fazia.

No mais, espero que eu descanse essa noite, porque amanhã são 9 aulas em 5 classes diferentes, 180 alunos diferentes. Haja paciência e discernimento. Fazer o quê, é meu trabalho. Falando nisso, dia 02/02 completei 27 anos como professor. Somando mais 5 anos em outros serviços, trabalho há exatos 32 anos da minha vida. Não vou comentar muito o que pensou a respeito disso. Não vale a pena.

domingo, 5 de fevereiro de 2017

E começa tudo de novo...

Fevereiro chegou, deixei de ser coordenador, iniciaram as aulas com poucos alunos (sem transporte nos dois primeiros dias), minha vida deu uma mudada.

Nesse tempo que fiquei sem escrever aconteceram algumas coisas na minha vida:

* voltei para meu cargo de professor;
* perdemos diretora, professora mediadora e coordenador (eu);
* saiu resultado do Idesp 2016 e superamos a meta no ensino médio e faltou poquíssimo no ensino fundamental (por causa de uma aluna que ficou retida por não ir à escola);
* com mais tempo livre no meu horário estou ajudando muito mais minha mãe em casa;
* ganhei jogo de taças azuis maravilhoso da minha amiga Rubiane (nunca tive taças tão lidas, aliás, nunca tive taças em casa..rsrs...pobreza mesmo!);
* chuva parou e calor voltou com tudo;
* levei gato nosso no veterinário com problema no rim (justo agora que terminei de castrar todos e todas, começaram os problemas de saúde...).

Enfim, fatos, coisas que para muitas pessoas não têm importância, mas que fazem parte do meu cotidiano, da minha história e que relato aqui para quem quiser ler. 

Algo que me deixa feliz, em paz, na plenitude, é quando chego em casa às 17h, sento em uma cadeira no alpendre, que está fresquinho por causa das árvores que sombreiam a varanda toda, e fico ali, com os Tetês e com o Picolino no colo, ouvindo os beija-flores vindo se alimentar nos bebedouros que espalhei, vendo os outros gatinhos (filhotes da Jery Lee) correndo, brincando, pulando, brincando, ouvindo pássaros, grilos e cigarras chamando chuva, vendo os raios solares por entre os galhos e folhas, se despedindo do dia e dando as boas vindas à noite... fico um tempão ali, só observando e curtindo exageradamente esse momento tão único e que me deixa nas nuvens. Depois de um bom tempo, entro, me troco e vou varrer, recolher as folhas e os cocos, ensaco tudo e coloco para o caminhão do lixo pegar. Então, volto a sentar e apreciar esse espetáculo tão só meu e dos meus a animais. Às vezes, minha mãe e sobrinha também ficam por ali. Mamis cuidando de suas plantas, e a Giovana no balanço cantando, conversando ou brincando com o Picolino. Se pudesse parar o relógio nesses momentos, eu pararia... eternamente.

Agora, tempo fechou, está trovejando e relampejando em parar, acredito que vai chover muito (pelo menos é o que mostra a previsão do tempo).

Vou assistir a minisséries e depois dormir.

Como os locutores diziam nas festa de peão que eu ia aqui na minha cidade há mais de 30 anos: "E começa tudo de novo..."