Hoje resolvi escrever sobre preconceito... ou seria pre-conceito?
De qualquer forma essas duas palavras refletem o pior sentimento que nós, seres humanos podemos ter em relação aos nossos irmãos, a situações, a algo. Não serei hipócrita em afirmar que nunca senti isso, senti vergonha de alguma coisa ou de alguém só por julgar sem saber a história da pessoa ou o motivo de tal situação.
Também já senti na pele o pre-conceito de algumas pessoas em determinadas situações que vivenciei. O pior de tudo é que a sociedade em geral, as pessoas se limitam a julgar e avaliar tudo apenas pela aparência, apenas superficialmente, de maneira fria, sem se colocar no lugar do outro.
Para mim, a pior maneira de preconceito ou pre-conceito não são as palavras apenas, mas o olhar, aquele olhar de desdém, que procura colocar o outro em uma situação abaixo da sarjeta, como se existissem pessoas superiores a outras. A atitude de tentar ou fazer alguém se sentir inferior é algo terrível que, dependendo da pessoa, poderá levá-la à depressão, ao suicídio, a achar que não vale nada.
Vou compartilhar um vídeo que sempre que vejo eu choro, pois é visível o preconceito ou pre-conceito. O agressor e a vítima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário