Desde criança eu ficava observando minha mãe e minha avó cozinhando... eu e minha irmã observávamos tudo o que elas faziam, perguntávamos, elas deixavam que nós colocássemos alguns tempeiros e mexêssemos com a colher (normalmente de madeira), no fogão à lenha onde a comida era feita (que sabor maravilhoso!!!). Depois de tudo pronto, minha avó (materna, chamada Iracema) tirava as panelas das bocas, colocava-as do lado, tampava as bocas com uma tampa redonda de ferro e colocava bifes temperados em cima (bife na chapa), e ia virando-os e o cheiro delicioso invadia o ambiente pequeno da cozinha. Na época do frio, então, era maravilhoso! Enquanto ela virava, ia contando histórias da nossa família quando vieram de Portugal para cá: a viagem longa de navio, a morte de um irmão da minha bisavó, Almira, durante a travessia do Atlântico, o corpo envolto em um lençol branco, amarrado e jogado ao mar, a riqueza da nossa família na "terrinha', meu bisavô alcoólatra que gastava todo o dinheiro recebido...
Bom, como fui rodeado de "comida" desde pequeno, eu gosto de cozinhar! Tenho uma mão "boa para tempero", invento algumas receitas e dentre elas, vou compartilhar uma que gosto demais: PÃO DE GELADEIRA. Isso mesmo...rsrs... meu pão cresce na geladeira!
Vamos lá!!!
Ingredientes
1 kg de farinha
2 ovos
1/2 copo americano de óleo
1 copo americano de leite
1 colher (de café) de sal
100g de fermento biológico
Modo de fazer
Coloque todos os ingredientes (menos a farinha) no liquidificador (o leite precisa estar morno), e bata por uns 5 minutos. Despeje o conteúdo em uma bacia, vá colocando a farinha e misturando com as mãos até obter uma massa homogênea e que não grude nas mãos. Faça uma bola com ela, coloque-a em um prato e leve-a na geladeira por uns 30 minutos. Após esse tempo, verá que a massa terá duplicado ou até triplicado de tamanho. Retire-a, corte-a em 4 pedaços iguais, passe no cilindro cada uma delas pelos menos 60 vezes (se não tiver cilindo, esparrame a massa com um rolo de macarrão mesmo). Enrole os pães e coloque-os em assadeiras. Depois que os 4 pães estiverem enrolados, asse-os em fogo baixo até que fiquem dourados. Pronto!
Dicas
* enquanto cilindra os pães, ligue o forno em fogo baixo;
* você pode rechear os pães como quiser: com brigadeiro, beijinho, queijo, presunto, torresmo;
* meu recheio favorito: corto bem pequeno mortadela, tomate, cebola, tempero como se fosse uma salada (escorra a água do tomate); ao invés de fazer 4 pães, faço apenas 2 (ficam bem grandes), e antes de enrolá-los, eu esparramo o recheio, aí enrolo e coloco para assar. A mortadela dá um gosto incrível!
Espero que tenham gostado!
Abraços com cheirinho de comida a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário