quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Notícias de Dezembro

20/12/2017 - 19h55 - Quarta-feira

Boa noite com tempo muito nublado, trovejando e relampejando!

Notícias rápidas até hoje:

* minha amiga de trabalho e de vida, Dulcila, faleceu ontem... foram 15 anos fazendo hemodiálise, lutando para viver mesmo com toda a dificuldade que lhe foi imposta... uma pessoa ímpar, sempre de bem com a vida, companheira, que adorava contar "causos" e ouvi-los também. Não fui ao velório, pois não vejo sentido... o que importa é que eu a visitei, conversamos, rimos, relembramos coisas do passado. Agora, ela está junto do Pai. Até breve, minha amiga querida.

* já passamos a metade do mês... meu Deus, tempo voa... hoje foi meu primeiro dia de férias, apesar das aulas irem até amanhã, tirei dois dias de folgas que eu tinha desde 2015 e não havia usufruído ainda. Sou um bobo mesmo: trabalho doente, não dou as abonadas a que tenho direito, ainda tenho muitas horas para folgar... agora é descansar e aproveitar todos esses dias fazendo coisas que gosto.

* estou namorando um IX 35 novinho novinho que está anunciado na cidade de SJRio Preto. É lindo. É o carro dos meus sonhos. Comprarei? Com certeza não. Penso muito. E por pensar tanto deixo de realizar meus sonhos. Sou assim, fazer o qu~e.

* me afastei de alguns "amigos" que são "honestos, trabalhadores e íntegros", mas que se aproveitam dos outros. Não de mim. Jamais. Mas de outras pessoas. Tenho pavor de gente assim, que se aproveita das fraquezas do semelhante para se dar bem. São pessoas que não quero do meu lado, pois me fazem mal, me fazem sentir sentimentos ruins e não quero isso para mim.

* meus animais estão lindos, como eu os amo! Ontem e hoje levei os gatinhos da gata que soltaram aqui ao veterinário, pois surgiu em todos eles um inchaço na pata traseira esquerda. Em um deles, estava enorme, e ontem lá na clinica veio a furo: saiu pus, saiu pus em forma de pedaços, saiu sangue podre, saiu sangue... veterinário limpou tudo, aplicou injeção e receitou uma pomada. Estou passando e já desinchou. Os irmãozinhos dele tomaram a vacina (antibiótico e anti-inflamatório) para precaver, embora um a patinha já esteja bem inchada também. Eu os amo tanto, mas tanto... são tão inocentes como nós, seres desumanos, deveríamos ser. O que eles querem é apenas viver, brincar, comer, dormir... tudo bem simples, tudo bem natural.

* ontem, ao sair da clínica, fui dar partida no carro e puf!, a bateria arregou. Também pudera, ainda é a bateria original, que durou 4 anos e 6 meses. Liguei na autoelétrica, vieram, trocaram, paguei 350,00 e quase caí das pernas...rsrs Fazer o que? 

* minha amiga Luzilete está se recuperando gradualmente... uma pessoa guerreira, que mesmo virtualmente eu gosto e admiro muito, pela força de vontade, fé, bondade e carinho. Oro e torço muito por ela! 

No mais, vou jantar comidinha caseira que eu fiz e que só de escrever aqui meu estômago roncou de fome...rsrs

Que o restante de Dezembro seja de luz para todas as pessoas de coração puro e bom.

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Dezembro

05/12/2017 - 23h25 - terça-feira

O mês que mais gosto no ano chegou e nem tive tempo de escrever nada, nem dar as boas vindas.

Nesse início de mês a correria está terrível: tive reposição de aulas no dia 02/12 dia todo, à noite foi quermesse da escola e trabalhei até 2h. Amanhã é a Mostra na escola e estou trabalhando mais que minha carga horária, muito mais. Hoje, por exemplo, fiquei 5 horas a mais na escola. 

Minha casa está abandonada, as coisas que faço não tive tempo de fazer e me sinto mal com isso. Estou cansado, muito cansado, e amanhã terei que ir os três períodos na escola, pois ensaiei 3 teatros que serão apresentados de manhã, à tarde e à noite. São teatros diferentes, com alunos diferentes. Também todos os trabalhos que realizei com meus alunos estão expostos. Ficaram simples e lindos!

Aqui em casa está complicado: meu avô está agressivo, intolerante a tudo. Uma mulher veio ontem para ficar à noite com ele, mas desistiu, pois segundo ela com toda a experiência de cuidadora, nunca ela viu alguém como o meu avô, que não para, xinga, é agressivo... tenho pena da minha mãe e das minhas tias, que estão esgotadas. Sei que a doença de Alzheimer é terrível, mas às vezes acho que certas atitude dele e certas palavras ela sabe muito bem o que está fazendo. Espero não ficar assim, prefiro morrer antes.

No mais, dezembro chegou, meu mês favorito, que amo tanto! As luzes, o Natal, o Ano Novo, meu aniversário... são tantas lembranças boas dessas datas! Família, amigos, união... mesmo hoje já adulto e com o véu da pureza desfeito, ainda vejo esse mês como O mês.

No mais, que Deus me dê forças para terminar meus dias de trabalho e entrar de férias.

domingo, 19 de novembro de 2017

Novembro no meio

19 de novembro - domingo - 21h24

E novembro está passando rápido, menos do que eu gostaria.

Estou cansado, muito cansado. No trabalho, sempre nessa época são cobranças, vários projetos, atividades sem fim. Todos estão esgotados e ansiando pelas férias, que parecem tão longe.

Espero, sinceramente, que Deus me dê forças, paciência e dinamismo para o tempo que falta.

Quarta-feira passada, lá pelas 23h30, começou a sair muito, mas muito sangue do nariz da minha mãe. Ensopou duas toalhas, roupas dela, de cama, quarto, corredor e banheiro. Chamei a ambulância, mas antes eles ligam para a Santa Casa e de lá um médico conversou com ela e a orientou sobre o que tinha que fazer (colocar tampão, deixar a cabeça pendida para trás e colocar sobre o nariz toalhas com água gelada). Assim fiz e o sangue parou de jorrar. Depois, deixei-a no quarto, recolhi toda a roupa suja de sangue, deixei de molho, limpei tudo o que sujou (não sabia como o sangue gruda no chão e é difícil para sair...). Enfim, fomos dormir de madrugada. 

No outro dia, conseguimos marcar consulta para ela apenas na quinta-feira, isso porque pagamos. Lá, o médico limpou o nariz dela, e nos falou que havia rompido uma veia (artéria) e a sorte da minha mãe é que o sangue saiu e não subiu para a cabeça. Também falamos para ele que junto do sangue havia saído um coágulo grande, o que só confirmou o que ele havia falado antes. Ele receitou dois remédios, repouso, ficar longe do fogão (calor) e não ficar no sol por pelo menos dez dias. Também orientou para que ela não faça esforço algum.

Ela ficou preocupada e eu também.

É interessante como só percebemos a fragilidade da vida quando nos deparamos com situações como essa.

Enfim, para morrer basta estar vivo.

No mais, que Deus ilumine e abençoe-me nessa semana que se inicia.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Sonhos que não realizarei nessa vida

Há algum tempo alguns pensamentos invadiram minha cabeça. 

São pensamentos que vieram com a idade, e que me fizeram perceber claramente que muitos, mas muitos dos meus sonhos não acontecerão. Se fiquei e fico triste com isso? Sim. Afinal, são os sonhos que movem a vida da gente, nos fazem trabalhar, acreditar e almejar.

A maioria pode parecer bobeira para quem ler esse post, mas não ligo, pois são meus sonhos, criados a partir da minha história de vida, de tudo que vi, li, passei... são sonhos que me fizeram lutar bravamente contra muitos percalços, mas que agora, nesse momento da minha vida, percebi claramente que não serão realizados. Assim, abate sobre mim uma desesperança, uma resignação e uma descrença da vida (igualdade) que faço tudo no automático, sem perspectiva alguma. Até jogar na loteria que eu gostava e acreditava tanto não jogo mais...

Vamos a uma parte dos meus sonhos que não acontecerão:

* oferecer uma casa mais confortável para minha família
* criar um espaço enorme, com enfermaria, sombra, veterinário para animais abandonados que eu recolheria das ruas
* conhecer os Estados Unidos da América
* morar em Maranduba
* ajudar pessoas necessitadas
* afastar-me do convívio de gente que me faz mal
* dedicar-me à igreja bem mais que eu me dedico hoje
* não precisar pensar tanto antes de gastar
* reaprender a sorrir e a ser feliz como já fui

Há muitos, mas muitos outros sonhos, mas no momento eu não consigo colocá-los no papel, estou esquecendo das coisas rapidamente... 

Bom feriado.

Bellagio Fountains - Las Vegas

Eu AMO os Estados Unidos da América!

Para mim, é o país que eu gostaria de ter nascido. Não há em nenhum outro lugar do mundo um país como os Estados Unidos. 

Meu sonho é conhecê-lo de ponta a ponta, desde as grandes cidades até as pequenas, poder conversar com as pessoas, vivenciar o estilo de vida americano que admiro tanto. Infelizmente, esse é mais um dos sonhos que não realizarei.

Compartilho esse vídeo das Fontes do Hotel Bellagio, em Las Vegas! Lindo demais! Não me canso de ver.


Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iNQpcDuE6e4 Acesso em 02/11/2017

Outubro acabou e Novembro chegou

Acessando hoje esse blog fiquei pasmo ao ver que minha última postagem foi em 22/09... quanto tempo sem escrever nada!

Outubro passou rapidamente, com feriados, alegrias, tristezas, mas passou. O que posso citar desse mês que tenha me marcado? 

* meu avô fez 95 anos
* atividades prazerosas e outras nem tanto na escola
* morte de gatos meus que me encheram de tristeza e, mais uma vez, fez-me perceber quanto passageira é a vida
* outras coisas que não me lembro mais

Novembro está em seu segundo dia (02/11), então não tenho o que escrever, apenas desejo que passe rápido, seja bom, pouco cansativo... a única coisa que desejo.

No mais, nesse momento estou em casa, já fui comprar gás, porque acabou bem na hora do almoço. Ainda tenho jardim, piscina, quintal para limpar... mas farei isso depois que o sol baixar, pois agora está muito quente.

Daqui uns dias começam as propagandas do Natal! Amo... mas Dezembro passa rápido demais, não deveria.

Inté!

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Mais uma música que gosto demais

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=PTsSk0r_Tq8 Acesso em 22.09.2017

WORDS, DON´T COME EASY
Words don't come easy to me
How can I find a way to make you see I love you
Words don't come easy
Words don't come easy to me
This is the only way for me to say I love you
Words don't come easy
Well, I'm just a music man
Melodies are so far my best friend
But my words are coming out wrong
Girl, I reveal my heart to you and
Hope that you believe it's true 'cause
Words don't come easy to me
How can I find a way to make you see I love you
Words don't come easy
This is just a simple song
That I've made for you on my own
There's no hidden meaning you know when I
When I say I love you honey
Please believe I really do 'cause
Words don't come easy to me
How can I find a way to make you see I love you
Words don't come easy
It isn't easy words don't come easy
Words don't come easy to me
How can I find a way to make you see I love you
Words don't come easy
Don't come easy to me
This is the only way for me to say I love you
Words don't come easy
Words don't come easy

Rapidinhas de setembro

Setembro iniciou e está na última semana.

Nesse mês de fim de inverno e começo de primavera, inúmeras coisas aconteceram:

* vários feriados
* minha mãe fez cateterismo cardíaco
* tempo quente demais e seco
* gatinho Boca Preta morreu
* gatinha Nega Preta foi internada hoje
* meu dinheirinho guardado com tanto esforço virou fumaça (gastos exorbitantes aqui em casa, empréstimo pra minha irmã, veterinário e mais um monte de coisa)
* fui tentar trocar meu carro, mas não deu certo
* cansaço infinito (creio ser por causa do tempo seco demais)
* dia a dia normal em casa e na escola
* hoje meus Tetês estão fazendo um ano aqui comigo

No mais, nesse momento estou em meu quarto, com ar ligado (não sou obrigado), cansado ao extremo, pois fui em reunião em Votuporanga das 8h às 12h, dei aulas na parte da tarde, voltei ao veterinário, cheguei em casa às 17h, já jantei, tomei banho e vou dormir daqui a pouco.

Que esse mês termine e que o próximo inicie e passe rápido também.

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Penúltimo dia de agosto

30 de agosto

Até que passou rápido o mês do desgosto...rsrs

Hoje, abonei da escola, fui fazer compras com mamãe e Cida de manhã, voltamos, às 14h tomei banho e fui novamente para Votuporanga ao dentista, pois estava com um problema de canal, que o senhor dentista daqui do posto de saúde viu quando fui nele (infiltração na obturação) e não falou nem fez nada. 

Fui cagando de medo, cheguei lá, já fui atendido pelo Dr. Walber, procedimento iniciou às 15h e terminou 15h30, tudo computadorizado, não senti dor alguma, ao terminar paguei 500,00, peguei recibo, passei em farmácia e comprei Dipirona, passei Pet Shop Brasil e peguei saco de ração que estava pago e vim pra casa.

Fiquei lendo, fui na minha avó e conversei com ela, mãe e Dona Irene, desci pra casa, comecei a fazer a janta (arroz, feijão e carne moída, salada de alface com tomate - adoro comida simples), coei café, Titi chegou trazendo o dinheiro da compra da Cida (irmã dele), pois ela havia esquecido de me dar (e eu também...rsrs). Ele ficou conversando comigo e com mamãe, tomou café e depois foi embora. Tratei da gataiada, das cachorras.

Já jantei, estou no quarto escrevendo aqui. Amanhã e sexta não tem aula, são dois dias de replanejamento. Amanhã apresentarei para meus colegas sobre o Programa Letrus que estou desenvolvendo com os alunos da 3ª Série A (redação visando ao ENEM).

Boa e abençoada noite para todas as pessoas do bem.

domingo, 20 de agosto de 2017

Terminando no domingo

22h05 - 20/08/2017 - Domingo

Terminando o domingo com friozinho e chuva (agora, fraca).

Hoje, acordei 8h, tomei café, dei arrumada na casa, pois minha mãe estava na minha avó. Depois, arrumei caixa dos gatos com cobertores limpos e coloquei os que estavam para lavar. Em seguida, arrumei toda a cozinha e deixei tudo organizado. Após fazer tudo isso, fui para meu quarto e fiquei lendo até 11h30, quando minha mãe me chamou par almoçar e fui para a casa dos meus avós. Lá, meu avô estava sob efeito de remédios, todo mole, não comeu quase nada e nem quis beber, apenas ficou deitado na poltrona dele. Triste demais vê-lo definhando em vida. Nunca imaginei que o Mal de Alzheimer fizesse isso com as pessoas. Já minha avó depois que colocou o aparelho no ouvido fala mais que tudo...rsrs... almoçamos juntos conversando, coisa que ela gosta. Terminando, vim pra casa, fiquei deitado na cama pensando no concurso que teria às 14h em Votuporanga para Tutor online do Sesi. Deu-me uma tristeza danada e uma vontade louca em não ir... mas, às 13h, tomei banho, troquei e fui. Cheguei na escola às 13h35, entrei, vi e abracei a Dani e a Isaura (funcionária e diretora que já trabalharam comigo aqui na Gapira), dirigi-me para minha sala, entrei e fiquei na carteira 35 com meus dados. Fiquei quieto, cabeça baixa, pensando em tantas oportunidades perdidas e outras que não deram certo em relação à profissão em minha vida... comecei a prova com concentração total e respondi as 50 questõe sem 1h. depois as passei para os gabaritos provisório e o final. Saí debaixo de chuva às 15h30, fui pro meu carro, passei na Masol onde comprei jornal e revista de carro (mesmo sem dinheiro para trocar o meu, pelo menos sonho em ler as matérias, ver as fotos). Ao começar a dirigir, minha tia ligou em meu celular, atendi, parei o carro e conversamos durante meia hora mais ou menos. Depois, vim embora, aqui em casa fui pro meu quarto, me destroquei, deitei e fiquei lendo. às 17h30 tratei de todos os gatos, troquei a água das vasilhas, arrumei as caminhas deles, minha mãe chegou da minha vó e disse que a Cida nos convidou para jantar lá. Assim, às 19h, depois de banho tomado, fomos para a casa dela. Lá, o Titi estava tocando violão e cantando músicas antigas com o Enoque. e nós ficamos sentados, conversando ouvindo. Então o segundo foi embora com a Patrícia, mulher dele, e jantamos com a Isabel que havia chegado. Depois, ficamos conversando, rindo, contando histórias até agora há pouco. Eu e mamis descemos pra casa, ela está assistindo a programas no quarto dela e eu no meu escrevendo meu dia.

Hoje, uma tristeza e angústia invadiram minha alma durante todo o dia... vieram tantas lembranças tristes na minha cabeça que me deixaram assim. Espero, sinceramente, que passe durante a semana que se inicia.

No mais, uma boa noite!

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Noites traiçoeiras

Compartilho uma belíssima música intitulada "Noites traiçoeiras".

 Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=TOVJc5tPI6Q Acesso em 17.08.2017

Chuva em agosto

E não é que choveu em agosto?
Pois é, depois de um domingo e segunda-feira com muito vento, que sujou tudo e mais um pouco, desde ontem o tempo fechou e uma chuva leve está caindo, acalmando a poeira e a ventarola desenfreada. Além da chuvinha, é claro, veio o frio, que eu adoro, pois me dá ânimo para fazer tudo.

Meus dias estão normais. Semana passada levei minha mãe no retorno ao médico no Incor de Rio Preto, e ela terá que fazer cateterismo (está preocupada e fala cada coisa que, mesmo com a seriedade do exame, eu dou risada dela... só minha mãe mesmo). Na escola, as aulas estão normais, já teve reunião entre pais e mestres, lancei a VI Gincana Esportiva e Cultural para todos os alunos, estou preparando muitas aulas (e gastando com sulfite, impressão... isso ninguém vê, muito menos o governo do estado que há 5 anos não temos um centavo de aumento). Também já apliquei a prova da 16ª Avaliação da Aprendizagem em Processo, enviei os gabaritos para a Secretaria Escolar Digital via um App criado especificamente para isso, e semana que vem corrigirei com os alunos, trabalhando os distratores (o porquê deles assinalarem alternativas erradas), depois elaborarei relatório com as respostas deles, o passo a passo e fotos e enviarei para a diretoria de ensino (todos os demais professores fazem isso? Não. E o que eu ganho fazendo isso? Nada). Já aqui em casa a mesma coisa: meus avós cada vez mais debilitados, meus animais me amando e me fazendo companhia todos os dias, me recebendo quando chego cansado da escola, dando-me carinho e atenção. Gosto tanto de ficar com eles! Um sonho de consumo: morar em uma casa que vi em Maranduba que tem o quintal enorme e cheio de árvores com meus animais... seria um sonho mesmo, porque a realidade é dura.

No mais, hoje começo a trabalhar às 14h20 e vou até 20h30. No final do meu expediente, fico pior que os alunos olhando sem parar para o relógio...rsrs que vergonha, meu Deus! 

Um boa quinta-feira nublada e fria para todas as pessoas de coração puro. 

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Enjoy the silence - Depeche Mode

Há músicas que marcam a gente por inúmeros motivos.

A que compartilho hoje fez parte da minha adolescência, uma época em que precisávamos telefonar ou enviar cartas para as rádios, pedindo que tocassem tal música de tal cantor/banda. Essa é uma das que pedi, gravei em fitas cassetes e ouvia dançando e cantando com meus amigos, nos bailinhos que fazíamos em nossas casas...

Adoro a voz do vocalista da banda Depeche Mode (Dave Gahan), bem como a letra dessa belíssima canção.

Espero que quem ler ou assistir ao vídeo goste e curta também

Enjoy The Silence

Words like violence
Break the silence
Come crashing in
Into my little world
Painful to me
Pierce right through me
Can't you understand?
Oh, my little girl

All I ever wanted
All I ever needed
Is here in my arms
Words are very
Unnecessary
They can only do harm

Vows are spoken
To be broken
Feelings are intense
Words are trivial
Pleasures remain
So does the pain
Words are meaningless
And forgettable

All I ever wanted
All I ever needed
Is here in my arms
Words are very
Unnecessary
They can only do harm

All I ever wanted
All I ever needed
Is here in my arms
Words are very
Unnecessary
They can only do harm

All I ever wanted
All I ever needed
Is here in my arms
Words are very
Unnecessary
They can only do harm

Enjoy the silence
Aprecie o Silêncio

Palavras como violência
Rompem o silêncio
Chegam destruindo
O meu mundinho
Doloroso para mim
Me atravessam
Não consegue entender?
Oh, minha garotinha

Tudo o que eu sempre quis
Tudo de que sempre precisei
Está aqui nos meus braços
Palavras são muito
Desnecessárias
Elas apenas causam feridas

Promessas são feitas
Para serem quebradas
Sentimentos são intensos
Palavras são insignificantes
Os prazeres ficam
A dor também
Palavras não têm significado
E são esquecíveis

Tudo o que eu sempre quis
Tudo de que sempre precisei
Está aqui nos meus braços
Palavras são muito
Desnecessárias
Elas apenas causam feridas

Tudo o que eu sempre quis
Tudo de que sempre precisei
Está aqui nos meus braços
Palavras são muito
Desnecessárias
Elas apenas causam feridas

Tudo o que eu sempre quis
Tudo de que sempre precisei
Está aqui nos meus braços
Palavras são muito
Desnecessárias
Elas apenas causam feridas
Aprecie o silêncio

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aGSKrC7dGcY Acesso em 04.08.2017

Agosto

Férias acabaram, mês de agosto chegou.

Aulas iniciaram em 31/07 já com inúmeras novidades: primeira semana de aula tive que trabalhar com todas as minhas turmas uma espécie de "intensivão", baseado no resultado da 15ª Avaliação da Aprendizagem em Processo, que foi aplicada no final de junho (era para ter acontecido em fevereiro, mas a incompetência da Secretaria da Educação, inviabilizou). As habilidades necessárias para a resolução de questões que tiveram índices abaixo de 50% tiveram foco principal. Como eu sou um idiota, preparei slides, questões diversificadas, levei alunos na sala de mídias, trabalhei também em sala de aula... enfim, correria só.

Na terça-feira, uma PCNP da diretoria de ensino veio até à escola para conversar comigo a mando do dirigente regional de ensino, para que eu me inscreva no Prêmio Professores do Brasil (acontece a cada 2 anos, premiando docentes que realizaram projetos visando ao pleno desenvolvimento dos alunos). Porém, eu já havia feito a pré-inscrição, então ela pediu que eu passasse meu projeto para ela, o que fiz, e ela realizou algumas adequações para que ele fique de acordo com o que se pede no regulamento. 

Essa semana, também, minhas costas voltaram a doer muito, mas muito mesmo... teve dias que quase não conseguia ficar de pé de tanta dor que sentia. Comecei a tomar anti-inflamatórios, o que amenizou um pouco, mas já tenho médico marcado para ver do que se trata essa dor que nunca tive. 

Meus avós estão bem, dentro do possível, mas é triste vê-los se acabando fisicamente... idade é uma merda mesmo. Ainda dizem "melhor idade", só se for para os médicos, farmacêuticos...

Agora, 20h15, sexta-feira, estou em meu quarto enquanto minha mãe está no dela vendo TV. Daqui a pouco vou assistir Criminal Minds e depois dormir, pois tenho muitas coisas para fazer nesse final de semana.

Boa noite!

domingo, 23 de julho de 2017

Última semana de férias

Domingo - 23/07/2017 - 22h21

Hoje é o último domingo antes do início das aulas, o último que posso dormir tarde assistindo às minisséries que gosto tanto sem me preocupar em acordar cedo na segunda-feira... sentirei falta disso.

Esses últimos dias que fiquei sem escrever foram "normais":

* ainda estou com muita dor nas costas, mesmo tomando medicamentos;
* fiz o exame da esteira sexta-feira (21/07), mesmo com dores, porém só consegui caminhar 9 minutos (segundo a médica que acompanhou é o suficiente. Depois do exame e do esforço todo as dores pioraram);
* meus avós continuam da mesma forma;
* estou ajudando aqui em casa como posso, mas vassoura e rodinho nem chego perto;
* meus animaizinhos me seguem pra onde vou (a Cabecinha Torta, Vinícius, Mongo, Mousse, Bolo Doido, Três Cores, Boca Preta, João Correia, Nega Preta são minha sombra e brigam pra ficar no meu colo);
* estou lendo muito, mas muito mesmo (adoro...);
* estou estudando para concurso do Tribunal de Justiça (depois de tanto tempo, está complicado memorizar tantas coisas);
* fiz pão hoje com a Giovana e assistimos a muitos vídeos engraçados no Youtube;
* ontem eu e ela fomos à missa de 7º Dia da minha ex-aluna Adriana e do Sr. Serafim (a primeira se suicidou e o segundo morreu de causas naturais/idade).

No mais, o tempo está passando rapidamente... percebo que cm 47 anos já vivi bem mais da metade da minha vida... tantas coisas que eu gostaria de ter feito e não fiz por muitos motivos... mas, pelo menos, me considero um homem realizado, simples, honesto e, acima de tudo, correto com tudo e todos.

No mais, uma semana abençoada para todas as pessoas de bom coração.

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Julho, ainda

19/07/2017 - quarta-feira - 16h56

Minhas férias estão acabando. Nem quero pensar muito nisso para não ficar triste. Mas estão acabando.

Hoje, acordei com muita dor nas costas. Mesmo assim, limpei toda a cozinha, garagem, alpendre. Depois disso, a dor piorou muito, mesmo com remédio. 

Essa semana está sendo difícil desde sexta-feira passada: meu avô está com crises, não para de falar, internamos, saiu, piorou, médico veio atendê-lo em casa. Ele não consegue mais levantar sozinho, não fala coisa com coisa. Perdeu quase todo o movimento das mãos. Não dorme à noite, fica variando. O Mal de Alzheimer é uma doença terrível. Apenas quem convive com um doente com ela entenderá o que estou falando.

Na segunda-feira minha mãe fez cintilografia em Rio Preto. Foi no ônibus da prefeitura às 5h da manhã. Depois, fui buscá-la ao meio dia e viemos embora direto, não passamos em lugar nenhum por lá. Apenas paramos no Posto 474 em Tanabi para comermos algo (adoramos os salgados e a comida desse posto).

Hoje, mesmo com as costas doendo, vou à missa e novena à noite na capela. Pois assim que minhas férias terminarem, não poderei mais ir, pois trabalho nas quarta-feiras à noite. 

Sexta-feira agora tenho o último exame para realizar do meu check up anual: esteira. Detesto fazer esse exame, mas farei. Depois, consegui marcar retorno ao médico no Incor de Rio Preto para ver os resultados de todos os que fiz agora em julho no dia 28/07. E terei que pagar uma diferença, pois o Iamspe está uma verdadeira bosta. Fazer o quê!

No mais, está frio! Adoro.

Inté qualquer dia.

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Julho... férias

Depois de muito tempo sem escrever, estou de volta.

Junho passou (últimos dias demoraram uma eternidade...rsrs). Dia 28 foi o último na escola, e já no meu primeiro dia de férias levei meu carro para a revisão de quatro anos. No mesmo dia à tarde, fomos eu e minha sobrinha buscá-lo. Fomos de ônibus, vimos o Captur (por dentro e por fora), ela quis entrar no carro, e falou para eu comprar...rsrs... crianças sempre inocentes.

Até o dia de hoje, meus dias estão maravilhosos: ficar em casa, limpando tudo, cuidando do jardim, brincando com meus animais, medicando os que estão com gripe, acordando tarde, sem pentear cabelo, nem se preocupar com roupas, ajudando minha mãe, lendo muito, assistindo às minisséries que eu gosto tanto, enfim, meu mundinho perfeito! Ah, como eu gostaria de passar o resto dos meus dias assim...

No mais, essa semana minha irmã, cunhado e sobrinha estão para Sumaré/SP e MG, voltam domingo, e sinto falta da minha irmã e sobrinha aqui em casa. Amo demais as duas!

Ontem à noite fui à missa e novena com minha amiga Mara. A homilia do Padre Luiz foi maravilhosa, pois ele contextualizou a primeira leitura e o refrão do Salmo com a realidade brasileira, principalmente com o estado do RJ. Depois, eu e ela comemos lanche, conversamos muito e às 21h eu já estava em casa.

Bom, agora vou assistir a vídeos engraçados, pois quero rir muito com as doideiras do povo.

Ah, está friozinho... amo!!!

Boa e abençoada noite!

segunda-feira, 19 de junho de 2017

E junho está passando...

19 de junho de 2017 - Segunda-feira 

O mês de junho está voando!

Semana passada teve feriado dia 15 e dia 16 o expediente foi suspenso. Porém, já repomos no dia 17 e no dia 18 (ontem) trabalhamos dia todo na 8ª Festa da Colheita.

Esses dias estão indo, porém, como as férias estão próximas, às vezes dá impressão de que o relógio para, arrasta... Como eu era coordenador, em janeiro tive apenas 15 de férias (o que não são férias, pois passa rápido demais). 

Em casa, meus avós estão na mesma: meu avô tem crises e minha avó está variando, falando coisas sem sentido, vendo pessoas na casa dela. Dá dó... e dizem que a terceira idade é a melhor, não sei onde e em que. 

Meus animaizinhos estão bem. Alguns com gripe, outros que apanharam de outros animais e se machucaram, mas estão sendo medicados e tratados com amor e muito carinho por mim e por minha mãe. Na maioria das vezes, deixamos de fazer coisas para nós para fazer por e para eles,

No mais, estou vivendo e estou bem! Espero continuar assim...

Boa noite.



domingo, 4 de junho de 2017

Domingo...

18h03

Hoje meu dia está sendo corrido.

Acordei às 7h, fui à missa com minha mãe. Adoro ir à igreja nos domingos de manhã!Poucas pessoas, o Sol nascendo e entrando pelos vitrais, criando sombras, fachos de luz e iluminando toda a igreja. É lindo! Sentei no primeiro banco com minha mãe, com a Lurdes e outras duas mulheres. A missa foi linda, simples como tem que ser, com os cânticos em um tom baixo, sem gritaria de coral (detesto isso!!!).

Depois, trouxe minha mãe pra casa, subi na casa do padre, tomei capuccino com ele, com a Zeza, com a Rosilda e com a esposa do Marcondes. Elas foram embora, orientei o padre em relação ao Face da paróquia, conversamos muito sobre a família dele, viagens, nossa religião. Às 11h30 fui para Votuporanga buscar galinhada que comprei da Sandra Valéria, uma protetora de animais de lá, que recolhe muitos cães e gatos de rua e sempre promove algo para arrecadar dinheiro para pagar veterinário e ração, além de produtos de limpeza.

Voltei, eu e mamãe almoçamos, deitei com a Cabecinha Torta na minha cama, dormimos juntinhos por uma hora mais ou menos. Acordei, assisti e filmes na sala, fiz café, tomamos, mamãe foi para a casa da vó, fiquei em casa curtindo a solidão que eu gosto tanto!

Agora estou escrevendo e assistindo aos capítulos atrasados de Tieta.

Que a semana seja boa e abençoada!


sábado, 3 de junho de 2017

Junho e frio

O mês de junho chegou e com ele o friozinho que gosto tanto.

É o segundo mês que mais gosto no ano, pois me faz recordar as festas juninas na escola e as que tinha em várias partes da cidade, com participação de todas as pessoas, com quadrilhas, doces, pães, roscas, pipoca, amendoim, chá de chocolate, quentão, casamentos caipiras, fogueiras, bandeirinhas... também os vários terços que havia nos sítios e todos iam... infelizmente, tudo isso ficou para trás! Hoje, apenas uma pessoa faz terço no sítio ainda. As festas aqui da cidade não existem mais... as coisas boas estão desaparecendo.

Estou tomando um polivitamínico indicado por uma farmacêutica. Pode ser impressão minha, mas estou mais disposto e espero continuar assim. 

Meus avós estão bem, na medida do possível, com a idade avançada, dores e resmungos. Amanhã farei pão e mantecal para eles. Merecem, e pode ser a última vez.

Aqui em casa tudo igual: animais, limpeza diária, preparo de aulas... tudo na mesma.

Ah, estou assistindo à novela Tieta (e melhor, a que amo) no canal Viva. Assisti quando foi exibida pela primeira vez 1989/1990, quando comecei a ser professor. Saudade dos meus alunos dessa época, das músicas, de mim com 20 anos. Tempo voa, tempo passa, tempo mata as coisas boas.

Vou dormir, pois amanhã acordarei cedo para ir à missa.

Inté +

terça-feira, 23 de maio de 2017

Preocupação

Há algum tempo ando preocupado por perceber algumas coisas que não aconteciam comigo:

*cansaço sem fim
*dor nos olhos
*sono sem parar
*dificuldade para dormir (incoerente ao ler o item acima, mas verdade)
*furúnculos nas costas (vários e bem próximos uns dos outros - nunca tive isso na minha vida)

Não sei se é cansaço, stress com trabalho, doenças de meus avós, trabalho incessante aqui em casa. Sinceramente, não sei. Já fui em médicos, mas sempre as mesmas coisas, querendo me entupir de medicamentos. Não compro, não tomo. Não quero calmante, nem tranquilizante. Por enquanto não desejo ficar dependente desses remédios. Eu deveria mesmo reiniciar uma atividade física, mas não tenho ânimo para tal. Quando chego em casa, faço minhas obrigações e deito. Isso é o que mais gosto de fazer.

.................................................................

Hoje, ao ligar o celular, apareceu nas minhas lembranças do Facebook o primeiro banho e toda da Futrica, que aconteceu exatamente há um ano... ver as fotos dela limpinha, cheirosa, deitadinha na minha cama com aqueles olhinhos lindos e suplicantes de atenção e amor, fez com que meus olhos se enchessem de lágrimas e a saudade batesse forte em mim. Fico, até hoje, me cobrando por não ter feito mais por ela... embora eu saiba que a Cinomose é uma doença terrível, e ela já veio infectada quando a resgatei... mas, mesmo assim, eu poderia ter feito mais.

..................................................................

Amanhã à noite e quinta-feira de manhã e à tarde é a finalização do Projeto Oscar GAM, uma atividade que desenvolvo há 6 anos na escola, que envolve professores (alguns), equipe gestora, funcionários, alunos, pais e comunidade local. É lindo! Gosto muito, apesar de dar muito trabalho. Espero que tudo corra bem e que seja um sucesso!

..................................................................

No mais, vou levando a vida ou ela me levando, não sei mais...rsrs... apenas vivo cada dia, sem pensar em nada, sem expectativas de nada. Resignação! Essa é a palavra chave de uma vivência sem decepções.

Inté mais.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Palestina - SP

A família da minha mãe é de Palestina-SP.

Desde pequeno visito essa cidade, que fica aproximadamente a 78km da minha. Lembro-me perfeitamente de tantos Natais que passamos lá, na casa da Tia Albertina, irmã da minha avó, na casa dela também morava minha bisavó Almira. Saíamos daqui de manhãzinha, estrada de terra, normalmente com muito barro e muitas vezes encravamos. Ao chegar lá, era tudo festa: tios, primos, primas, comida simples, saborosa, troca de presentes, conversas... 

Enfim, agora me bateu uma saudade danada de tudo isso, principalmente por saber que minha avó e meu avô nunca mais irão para a terra amada deles, nunca mais visitarão os parentes de lá, nem os túmulos onde seus pais e irmãos estão enterrados. A vida é cruel. A velhice é horrível. Só quem vê pessoalmente seus entes envelhecendo, doentes e cada vez mais distantes de tudo é que realmente sabe o significado dessas palavras.

Hoje, compartilho informações e algumas imagens de Palestina-SP.

Saudade...







quarta-feira, 10 de maio de 2017

Equipe de Liturgia, saudade...

Primeiramente, vale dizer que, para o bom funcionamento de um trabalho, é preciso haver organização. A liturgia não foge à regra, pois necessita de uma equipe de liturgia dedicada, atenta e disposta a servir…
Em segundo lugar, sendo a liturgia uma ação comunitária, pressupõe uma assembleia reunida com uma diversidade de ministérios exercidos por pessoas com dons e carismas distintos e complementares. Por sua natureza comunitária, a liturgia necessita do serviço de equipes que, em nome da comunidade eclesial, planejem sua vida litúrgica, preparem e avaliem as celebrações e qualifiquem os ministros e servidores para eficiente e eficaz desempenho de suas funções.
Supõe trabalho comunitário e participativo na comunidade. A equipe não é “tarefeira”, mas de reflexão, estudo e ação. A marca registrada da equipe é o serviço dedicado, abnegado, inteligente e gratuito. Uma ação concreta em favor do bem comum, numa verdadeira mística de serviço.
A equipe de liturgia é, então, o coração e o cérebro da pastoral litúrgica da vida da Igreja (regional, diocesana, paroquial e comunitária).
Entendemos “pastoral” como atividade do pastor, que leva seu rebanho a verdes pastagens, a águas frescas, que defende as ovelhas contra os perigos, contra lobos e ladrões, assim como fez Jesus, o “Bom Pastor”. Ter esse espírito “pastoral”, ou seja, de “pastor” que dá a vida por suas ovelhas, é próprio de todos os seguidores e seguidoras de Jesus Cristo, principalmente de quem está servindo em uma pastoral.
As equipes de liturgia são, em primeira mão, as responsáveis pela pastoral litúrgica. Essa ação eclesial tem por objetivo imediato a participação ativa, consciente e frutuosa dos fiéis na celebração e por finalidade, a edificação do corpo de Cristo mediante a santificação das pessoas e o culto a Deus. Na edificação do corpo de Cristo, a pastoral litúrgica colabora com a edificação de toda a humanidade e da criação inteira, conforme afirma Medellín: “A celebração litúrgica coroa e comporta um compromisso com a realidade humana… e com a promoção” (9,4). Isso significa que também os membros da pastoral litúrgica devem visar à transformação do mundo em Reino de Deus.[1]
A pastoral litúrgica no Brasil é organizada em três setores: o setor da celebração propriamente dito (mais conhecido como pastoral litúrgica), o setor de canto e música litúrgica, o setor do espaço litúrgico e da arte sacra.
A pastoral litúrgica implica ainda cuidados com a preparação, a realização e a avaliação das celebrações, com a formação do povo e dos ministros e também com a organização da vida litúrgica nos vários níveis eclesiais. Como escreve Pe. Gregório Lutz: “Esta divisão corresponde, portanto, a um tríplice objetivo da pastoral litúrgica, que é promover celebrações autênticas, a formação litúrgica, a organização da vida litúrgica”. Esses três objetivos, como afirma Pe. Gregório, encontramos na organização da Constituição Sacrosanctum Conciliumdo Vaticano II: dos números 5 a 13 o documento trata da celebração litúrgica, dos números 14 a 29 da formação de seus agentes e dos números 41 a 46 da organização da pastoral litúrgica.[2]
Podemos então concluir que uma equipe de liturgia (regional, diocesana, paroquial e comunitária) deve ser constituída levando em conta os três setores (o setor da celebração propriamente dito, mais conhecido como pastoral litúrgica, o setor de canto e música litúrgica, o setor do espaço litúrgico e da arte sacra). Essas equipes cuidam da vida litúrgica, animando-a e articulando-a, com atenção às celebrações, à formação e à organização.
Para “favorecer a ação pastoral litúrgica na Igreja” (SC 43), o concílio determina uma estrutura organizacional: uma Comissão Litúrgica Nacional assistida por especialistas em liturgia, música, arte sacra e pastoral, com a missão específica de orientar, na sua região, a ação pastoral litúrgica e promover os estudos e as experiências necessárias sempre que se trate de adaptações a serem propostas à Sé apostólica (SC 44).
No Brasil temos a seguinte organização: existe a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, constituída por três bispos. Eles são assistidos por assessores(as) de três setores: arte sacra e espaço celebrativo, música litúrgica e pastoral litúrgica. Cada setor é ainda assessorado por uma equipe de reflexão, constituída por liturgistas, músicos, arquitetos e artistas, ou seja, por especialistas nas áreas específicas.
A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia tem por objetivo acompanhar, incentivar e promover a vida litúrgica, sua renovação e sua inculturação por meio da articulação com os regionais, visando à formação litúrgica em todos os níveis e ao sólido aprofundamento teológico das celebrações, para que elas contribuam para a maturidade das pessoas e das comunidades em Cristo, tendo em vista a construção do Reino de Deus.
Há também um bispo responsável em cada regional que conta com a colaboração de um(a) coordenador(a), cujas atribuições são desenvolvidas com a ajuda de uma equipe que organiza e anima a vida litúrgica do regional, no que diz respeito à pastoral, à arte sacra e espaço litúrgico e à música litúrgica.
O Concílio Vaticano II pede: “(…) haja, em cada diocese, a comissão de liturgia sacra, para promover a ação litúrgica, sob a orientação do bispo. Poderá, às vezes, ser oportuno que várias dioceses formem uma só comissão para promover em conjunto a ação litúrgica” (SC 45). E ainda: “Além da comissão de liturgia sacra, instituam-se em cada diocese, se possível, também comissões de música sacra e de arte sacra. É necessário que essas comissões trabalhem em conjunto, e não raramente será oportuno que se unam numa só comissão” (SC 46).
Em 26 de setembro de 1964, a 1ª Instrução Geral Inter Oecumenici sobre a aplicação da constituição conciliar detalhava as tarefas para as Comissões de Liturgia Nacional e Diocesana, orientações que conservam ainda todo o seu valor. Em resumo, são as seguintes: 1) conhecer o estado da ação pastoral litúrgica na diocese (ver); 2) pôr em prática a reforma litúrgica (animar); 3) sugerir aos presbíteros iniciativas práticas para fomentar a liturgia (assessorar); 4) fazer um planejamento progressivo de ação pastoral litúrgica e recorrer à assessoria de pessoas competentes (planejar); 5) fazer a pastoral litúrgica caminhar em colaboração com os que trabalham no campo da Bíblia, da catequese, da pastoral, da música e da arte sacra, bem como com todas as associações de leigos (pastoral de conjunto).
A equipe de liturgia, imbuída da mística de serviço e comprometida com a paróquia, exerce um serviço bem mais concreto e prático: organiza toda a vida litúrgica nas comunidades (celebração aos domingos — eucarística ou da Palavra —; celebrações dos sacramentos, sacramentais e outras); garante um processo que atua no conjunto da pastoral da paróquia e na formação litúrgica de todos; acompanha os animadores das celebrações; prepara subsídios de apoio; garante que a equipe esteja a serviço das comunidades; delega representante para a formação diocesana; prepara as celebrações em âmbito paroquial; providencia para que a liturgia seja dignamente celebrada; imprime a espiritualidade litúrgica nas comunidades, nos movimentos, no presbitério, enfim, em toda a pastoral diocesana.
Postei esse texto acima para uma breve explanação sobre o que é a Pastoral da Liturgia. Participei dessa pastoral desde os 11 anos de idade e deixei de participar em janeiro de 2016. Sinto falta mas, por enquanto, não é o momento de voltar. 
A foto abaixo ilustra minha participação em uma missa, fazendo a 2ª Leitura. (a única que eu tenho e que foi tirada por uma amiga).


Friozinho e outras cositas mas...

O mês de maio chegou, está passando rapidamente e, com ele, o friozinho gostoso também.

Durante os dias o sol aquece, sem ser sufocante. De manhã, ao entardecer e à noite, a temperatura cai para 18 a 20º C, o que é uma delícia para dormir e, infelizmente ou felizmente, comer...rsrs

No serviço tudo corre normalmente, eu preparando aulas e pensando em atividades diferentes para despertar o interesse dos alunos; organizando atividades e desenvolvendo projetos; deixando tudo organizado para evitar problemas futuros.

Em casa, meu paraíso, meus avós cada dia mais dependentes de nós, minha mãe que pula de um lado para outro sem parar (não sei como ela aguenta com a idade que já tem) e meus animais, que me acompanham em todos os momentos, me seguindo para onde vou quando estou na paz do meu lar. Eles me dão conforto, amizade, carinho e amor, o que é essencial para que o cansaço, nervosismo, resignação e tristezas repentinas sumam de uma vez. É incrível o poder de me deixar em paz e com pensamentos positivos... graças a Deus eu os tenho em minha vida.

Sábado passado fui com minha mãe em Rio Preto. Andamos por hipermercados, shopping, almoçamos comida deliciosa em uma cantina. Compramos livros e alguns produtos que estavam em oferta (pobre sempre age assim). Fomos e viemos conversando sobre tudo, principalmente sobre nossa família.

No domingo, fiz uma faxina geral em volta da casa toda com maquininha de pressão de água, tirando sujeira incrustada, lodo e outros detritos que vão se acumulando com o tempo.

No mais, espero que esse mês termine como começou, bem.

Abaixo, algumas fotos do jardim da minha casa e de alguns dos meus animaizinhos.









terça-feira, 2 de maio de 2017

Nosso louco amor

Compartilho tema de abertura da novela "Louco amor", exibida pela Rede Globo há muiiiiiiiiiiiito tempo... era um prazer assistir a novelas, hoje só lixo, porcaria... então, o que resta é reviver momentos como esse.


Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=0k1X2X_j-4o Acesso em 02.05.2017

domingo, 30 de abril de 2017

I can´t see you - Globin Mashup

Adoro essa versão que descobri por um acaso.

Finalizando bem o domingo...


Tchau, abril

Último dia do mês de abril. Adoro esse mês!

E amanhã, último feriado na segunda-feira, e o próximo só daqui a 5 semanas (será tenso...rsrs).

Hoje, acordei cedinho, limpei casa, lavei cobertas dos gatos e cachorras, limpei toda a varanda, lavei vasilhas deles, troquei água, deixei tudo limpinho. Fiz tudo isso enquanto minha mãe fazia o almoço, que estava delicioso.

Depois, assisti a filmes na sala e minha mãe foi para a minha avó, pois minha tia veio ficar com meus avós hoje. Dali um tempo, minha sobrinha Giovana veio trazer meus papéis da restituição, e fizemos pão de queijo e coei café bem gostoso, levamos para lá, ficamos comendo, conversando e rindo do meu avô (das coisas que ele anda fazendo, perdeu completamente o juízo e agora só que ficar pelado, e minha vó não entende e fica muiiiiiiiiiiiiiiiiiito brava com ele). E ainda há pessoas que dizem que a terceira idade é maravilhosa... nem vou comentar nada a respeito disso.

Depois, à tardezinha, juntei todo o lixo da piscina, varri, limpei os móveis, ergui tudo, passei veneno, e amanhã lavarei tudo, para ficar bem limpinho e cheiroso.

Já jantei e vou tomar banho. Ainda vou assistir a filmes que vi que serão exibidos agora à noite, todos de terror...rsrs depois, fico com medo de ir lá fora dar o Gardenal da Dani. Coisas de Juninho mesmo...

Obrigado abril e bem vindo maio.

domingo, 23 de abril de 2017

Última semana de abril

A partir de hoje inicia a última semana de abril.

Sempre gostei desse mês, pois ele passa rápido demais, ao contrário de março e de agosto que parecem durar uma eternidade... 

É uma vergonha o que vou escrever, mas não sinto um pingo de vontade, de ânimo em voltar a trabalhar depois de um feriadão.Gosto tanto de ficar na minha casa, sem ninguém, sem barulho, apenas com minha mãe e animais, que poderia viver assim eternamente.

Por outro lado, quando chego à escola, o ânimo volta, desenvolvo inúmeras atividades com os alunos, converso, brinco, explico matéria, troco ideias com os outros professores, interajo com os funcionários... 

Deixando de lado esse aspecto da minha vida, hoje minha avó passou mal e minha mãe a levou para a Santa Casa de Votuporanga às 14h30. Ficamos eu e minha irmã com meu avô a tarde toda. Às 18h40 ela ligou e fui lá buscá-las. Minha avó estava em uma cadeira de rodas e foi o maior trabalho para colocá-la no carro. Fiquei ali, ajudando, ouvindo ela conversando (sem nexo, sem entender o que falávamos) e pensando no tanto que ela trabalhou na vida dela, nas dificuldades que passou, e agora ali, um restinho de ser humano, dependente, sem conseguir se locomover... e ainda há pessoas que falam que a 3ª idade é a melhor idade. Dá raiva de ouvir uma idiotice dessas! Fique velho e quero ver falar uma asneira sem tamanho dessas.

Bom, vou dormir, pois amanhã levanto às 6h.

Como eu escrevi no Face, espero que essa semana seja boa e passe rapidamente.


domingo, 16 de abril de 2017

Egito e Israel

Fuçando nos meus CDs e DVDs (faxina geral no armário hoje), encontrei três DVDs com as fotos da viagem que minha e eu fizemos em julho de 2008 para o Egito e Israel.

Era um sonho dela conhecer esses dois países e, como ele se aposentou em janeiro daquele ano, com o que recebeu de FGTS ela pagou a passagem/hospedagem dela e eu, com receio dela ir sozinha pela primeira vez para o exterior e como não conhecíamos a agência de viagem, fui junto.

Foi a primeira vez que andei de avião e fui para outro país fora do continente americano. Não vou entrar em detalhes e contar tudo o que vi e vivenciei. Posto algumas fotos que marcaram nossa experiência.

Um bom fim de domingo a quem ler esse post.